Como o Ômega 3 pode Potencializar o seu Emagrecimento

O ômega-3 é uma gordura poli-insaturada que traz muitos benefícios para o organismo. É um nutriente essencial, ou seja, nossos corpo não consegue produzi-la. Dessa forma, ela deve ser obtida através da alimentação ou da suplementação com cápsulas. Os alimentos mais ricos nesta gordura são a sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, sementes de linhaça e nozes.

Os benefícios do ômega-3 para o organismo são:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Deixa a pele saudável;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Possui efeito antitrombótico;
  • Estimula a vasodilatação;
  • Promove a saúde cardiovascular;
  • Protege a retina;
  • Melhora o desempenho cognitivo;
  • Auxilia no tratamento da depressão;
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue;
  • É um aliado do emagrecimento.

Como Tomar o Ômega 3 para ter Efeito na Perda de Peso?

mulher adepta do omega 3 para emagrecer

Por sua ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode auxiliar na perda de peso. Além disso, ele pode controlar o apetite e favorecer a transformação do açúcar em energia antes que ele seja armazenado como gordura. Ele também é capaz de regular os níveis do hormônio leptina, que informa ao cérebro quando devemos parar de comer. Por isso, ele ajuda a controlar o apetite. No entanto, para que tudo isso realmente auxilie no emagrecimento, é preciso que o ômega-3 esteja associado a uma dieta de poucas calorias e a uma prática regular de exercícios físicos.

Uma alimentação completa e balanceada é importante para que as quantidades corretas de ômega-3 sejam ingeridas. Porém, com a rotina corrida e a falta de tempo, as pessoas não conseguem manter uma dieta saudável que de fato obtenha todos os benefícios da gordura. Para essas situações, a suplementação é recomendada. Mas atente-se: estudos mostram que os efeitos dessa substância com a suplementação apenas começam a ficar realmente visíveis depois de 8 semanas de uso contínuo.

A ingestão correta de ômega-3 pode trazer vários outros benefícios para a saúde além do emagrecimento, inclusive a prevenção de várias doenças. Mas é preciso tomar cuidado na hora de começar o tratamento com a suplementação. O uso correto para alcançar os melhores resultados é necessário. O consumo não deve exceder a recomendação diária, porque pode levar a sangramentos e até ao ganho de peso, por isso cuidado.

Geralmente, o recomendado é de 3 a 6 cápsulas ao dia para alcançar o equilíbrio do nutriente no seu organismo.

Por que o Ômega 3 ajuda a Emagrecer?

abacate, salmão e grãos ricos em omega 3

O ômega-3 pode ajudar a emagrecer, porque atua como auxiliar no processo de emagrecimento. Mas é importante lembrar: para que isso aconteça, é necessário ter uma alimentação equilibrada e com baixas calorias. Os exercícios também são igualmente importantes.

Os alimentos mais ricos nesta gordura são os peixes como salmão, atum, sardinha, truta, cavala e arenque. O consumo diário deve ser superior a 1,8 gramas. Isso equivale a 300 gramas de peixe por semana. Pode ser que você não tenha acesso a esse alimento regularmente. Por isso, a suplementação pode ser uma solução. No entanto, não espere que apenas as cápsulas de ômega-3 vão te fazer emagrecer. É preciso estar com o organismo saudável e em equilíbrio, para que os benefícios realmente apareçam.

Ômega 3, 6 e 9 Emagrecem? Qual o Melhor?

omega 3, 6 e 9 - produtos com estes tipos de gorduras boas

O ômega 3 é encontrado nos peixes de águas frias como o salmão e sua principal função é anti-inflamatória. Ajuda a aliviar as dores articulares e impede a gordura do sangue de endurecer e causar um infarto ou AVC. Também pode tratar e prevenir a depressão.

O ômega 6 está presente nas gorduras vegetais, como nozes e amendoim. É importante para diminuir a pressão arterial e o colesterol. Também melhora a imunidade.

O ômega 9 está presente no azeite e nas amêndoas. É importante para a regulação da temperatura do corpo, na produção de hormônios sexuais e ainda contribui para o aumento da absorção das vitaminas A, D, E e K no corpo. É produzida pelo corpo.

Todas essas propriedades são benéficas para o corpo humano. Os ômegas 3, 6 e 9 mantêm a estrutura das células e do sistema nervoso, regulam os níveis de colesterol, previnem as doenças do coração, aumentam o bem-estar e melhoram a imunidade. Se inseridas em uma dieta balanceada, essas gorduras podem sim emagrecer, porque melhoram a saciedade e causam mais disposição.

No entanto, o ômega 6 e 9 dificilmente estão em carência no organismo.

Quantos quilos o Ômega 3 elimina?

pote com capsulas de omega 3

Se você acha que apenas consumir ômega-3 por meio da suplementação irá te fazer emagrecer, está errado. Somente o consumo de ômega 3 não emagrece. É preciso que você faça proveito desse aliado junto a exercícios físicos e uma dieta regular. Dessa forma, o ômega 3 pode ajudar no processo de perda de peso.

Não existe um número exato de quilos que o ômega 3 ajuda a perder, até porque ele não é um remédio para emagrecimento. O que ele fará vai ser ajudar a combater processos inflamatórios, melhorar aspectos cardíacos e circulatórios e também melhorar a qualidade de vida e dos exercícios.

Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000600011

https://www.ahajournals.org/doi/abs/10.1161/01.CIR.0000038493.65177.94

https://academic.oup.com/advances/article/3/1/1/4557081

Deixe uma resposta